A ilha de Florianópolis vem se transformando numa espécie de Miami brasileira.
Nas últimas décadas, a capital catarinense – conhecida por suas belezas naturais exuberantes ao longo de suas mais de 42 praias, morros e lagoas – vem se consolidando como o destino preferido de quem busca empreendimentos imobiliários no litoral do País.
Segundo o Índice FipeZAP, Florianópolis (que foi eleita a capital mais segura do Brasil recentemente) tem, hoje, um dos quatro metros quadrados mais valorizados do País – uma lista que também inclui Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí nas primeiras quatro posições.
Além das paisagens de tirar o fôlego, a cidade ostenta indicadores socioeconômicos comparáveis aos vistos em países desenvolvidos e uma economia pujante e diversificada.
Resultado: a cidade vem atraindo cada vez mais investidores, frequentadores e moradores de outros estados para a região.
“O sonho de um empresário do agronegócio ou de um industrial brasileiro nas décadas de 1970 e 1980 era comprar um apartamento de frente para o mar no Rio de Janeiro. Hoje, este desejo de viver na praia se deslocou para o litoral catarinense,” disse Luciano Bocorny, o CEO da incorporadora CFL.
Não por acaso, a CFL escolheu a cobiçada região de Jurerê para levar ao mercado o Oceana, um projeto diferenciado com um VGV bruto de R$ 1,7 bilhão.
Com a assinatura da Arquitectonica – um dos escritórios de arquitetura mais premiados do mundo –, o empreendimento será erguido em um terreno com mais de dois hectares de frente ao mar e com 180 metros de “pé na areia”.
O Oceana terá 127 residências exclusivas com plantas entre 180 m² e 976 m².
O empreendimento residencial conta com uma infraestrutura condominial completa – praticamente um clube de praia – e o complexo também contará com espaços fitness assinados pela italiana Technogym. Para completar, haverá um hotel exclusivo (com apenas 60 chaves), que vai ser operado por uma bandeira internacional inédita no Brasil.
Segundo o CEO, os atributos de valor – que foram ajudados pela percepção de escassez de novos terrenos deste porte em Florianópolis (em especial em Jurerê), foram rapidamente compreendidos pelo mercado.
Em menos de 30 dias, o Oceana já teve R$ 1,3 bilhão comercializados com um valor médio de R$ 50 mil o m². Até agora, 92% das residências foram comercializadas e, segundo o CEO, haverá uma última reserva de unidades que serão oferecidas ao mercado no próximo verão.
“Em 32 anos de mercado imobiliário, eu nunca havia visto nada igual,” disse o CEO.
Segundo o diretor da CFL Imóveis, Ricardo Saldanha, o Oceana atraiu famílias tradicionais da região como clientes de primeira moradia, além de estrangeiros e brasileiros que moram fora do País.
Para o gestor comercial da CFL Inc para o mercado de Florianópolis, Samur Rick, a alta procura se justifica pelas características únicas do empreendimento e da praia de Jurerê.
“É um bairro planejado com organização de um condomínio fechado, com um comitê gestor atuante, zeladoria e o monitoramento do bairro através do cercamento eletrônico e um posto de policiamento na entrada de Jurerê,” disse.
Responsável pela venda de uma parcela bem expressiva do VGV do Oceana em apenas 14 dias, o proprietário da imobiliária Supervisão, Pedro Luiz Vargas, define o empreendimento como “um verdadeiro clube de praia pé na areia” e que residir no empreendimento será “como viver o ano inteiro em um hotel cinco estrelas.”
Assinaturas internacionais
Escritório de arquitetura responsável pelo projeto, a Arquitetectonica assina edifícios ícones da arquitetura global como o Brickel City Centre, em Miami; o Microsoft Headquarters, em Paris; e o complexo JK Iguatemi, em São Paulo.
Mas para o fundador e presidente da Arquitectonica, Bernardo Fort-Brescia, o Oceana foi uma oportunidade ímpar do escritório em desenvolver um projeto pela primeira vez no sul do Brasil em um contexto semelhante ao de Miami.
“Ao desenhar esse projeto, pensamos em proporcionar a experiência de um resort de bem-estar que aproveitasse as brisas e as lindas águas da praia,” disse ele. “Parte da ideia é você achar que está no convés de um iate: as linhas horizontais amplas e as bordas curvadas que flutuam pelos lados passam esta sensação.”
Outro escritório renomado que assina o Oceana, o uruguaio Obra Prima teve como missão traduzir a essência do empreendimento nos interiores e nas áreas de uso comum das residências e do hotel.
“O ponto mais forte de todo o projeto sempre é a conexão do interior com o exterior,” disse Carolina Protto, sócia do Obra Prima.
“Quando conhecemos o terreno, ficamos encantadas com seu enorme potencial, a grande testada frente ao mar, a sintonia com a natureza, a posição e a importância dele para Jurerê,” disse Juliana Bassani, a outra sócia do Obra Prima.
A internacionalidade do Oceana ainda se faz presente no espaço fitness com vista para o mar idealizado pela Technogym.
“Com suas vistas infinitas, o Oceana é o cenário perfeito para a prática de exercícios,” disse Álvaro Silva, representante da Technogym no Brasil.
A companhia desenvolveu um projeto personalizado para o Oceana, aproveitando a beleza natural do ambiente para criar uma sinergia entre Jurerê e os hábitos saudáveis na terra do Iron Man.
Localização privilegiada
De design e arquitetura marcantes, o Oceana se destaca, também, pela localização extremamente privilegiada.
Para o CEO da CFL, Luciano Bocorny, Jurerê é um local que já conta com diversas opções de gastronomia e entretenimento. Porém, ele diz que o complexo Oceana vai agregar novas opções.
“Teremos uma linda praça da figueira, que será preservada, contemplando operações gastronômicas e um mall de serviços e conveniência para a região,” disse o CEO.
Para a diretora de projetos e produtos da CFL, Luciana Detoni, o projeto será um marco na paisagem local.
“Provavelmente não teremos novas oportunidades de conceber um empreendimento com esta grandiosidade em uma área com esta magnitude,” disse a executiva.
O diretor geral de vendas da CFL, Rafael Starosta, define o projeto como “ímpar, incomparável e irreplicável.”
“Nossa visão é que este é o melhor terreno do Sul do país e isso se traduziu em uma performance inédita na velocidade de vendas e também na demarcação de um novo patamar de precificação do m² na região,” disse Starosta.
Conheça o empreendimento e entre em contato via email: [email protected] ou pelo WhatsApp.
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Matéria publicada no site: Brazil Journal.